quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Homem de Ferro


Houve um tempo em que os Super-Heróis vinham de outros planetas. Kripton

Eles já nasciam com um pequeno brinde agregado: super poderes; que só eram assim considerados, em planetas mais limitados (acostume-se com essa palavra), como a Terra, por exemplo.

Aqui, as pessoas não consideravam nada normal voar entre arranha-céus e soltar raio laser pelos olhos. O extraterrestre do bem não tinha as necessidades que nós tinhamos, afinal, eramos simples homens, demasiadamente humanos, e ele... ele era um Super-Homem.

Mas existiam Super-Heróis terráqueos também. Picado por aranha, se transformara em uma anomalia estranha e fascinante.

Podiamos ver , mais uma vez, alguém desfilar no alto dos prédios, por entre becos e ruas, com uma velocidade e destreza jamais alcançada por um simples e limitado homem.

O homem queria deixar de ser apenas homem, queria ser Homem-Aranha.

O mundo havia se transformado, e se transformava cada vez mais rápido.

Como disse Charles Darwin, não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Alguns se adaptaram...

Sem naturalidade extraterrestre e sem picada de aranha ele se baseia em outro animal para deixar de ser "apenas" homem. Já que precisa voar, que animal melhor para se basear que o morcego?!

Apesar da semelhança com os demais super's, o Homem - Morcego é o primeiro a tomar uma atitude revolucionaria. Pela primeira vez, o homem não se transformou em um super-homem por obra do acaso. O homem percebeu que pode, por conta própria, suprir seus limites. (Não falei para se acostumar?).

A maior aliada dos Super-Heróis deixa de ser seu planeta de origem, modificações genéticas ou mistérios da natureza e passa a ser a modernidade.

Nasce o Homem de Ferro!

O Homem de Ferro é inteligente, é engenhoso, é engenheiro!

Descobre seus limites, cada vez mais impiedosos, mas também descobre o poder das maquinas. Decide: “quero ser uma”.

É o desejo do homem moderno. Aliás, é o desejo do homem há tempos: Suprir suas limitações físicas criando uma extensão do seu corpo.

Não sabemos mais responder... O que é homem, o que é máquina?

O homem de ferro poderia ser chamado de homem máquina.

O homem máquina é forte, é ágil, e pensa! Pensa?

"Isso é perigoso, as criaturas vão acabar dominando seus criadores", temem alguns. "Balela", rebatem os entusiastas das engrenagens.

"Evolution or not evolution?, That´s the question!" diria Shakespeare.

"Revolutions!" diria Neo, direto de Matrix.

O mundo não para de evoluir, não para de girar, não para de fabricar. Existem mais homens, existem mais máquinas, existem mais homens máquinas.

Tenho medo!

Acredita que ontem mesmo, minha TV resolveu se rebelar e aderir à revolução?

Eu clicava no botão para aumentar o volume, ela trocava de canal, eu tentava trocar de canal, ela diminuía o volume, eu tentava diminuir o volume ela desligava! Por pura pirraça!

Repito, tenho medo... Não deixo mais minhas máquinas sozinhas em casa... Vai saber o que elas andam tramando.

Um comentário:

Eudes disse...

cara.. texto massa.. eu sempre quis ser o homem aranha.. pena ne´´ kkkkkkkk